Poderes e propriedades do inhame


            A cura pelo Inhame

   
            O  inhame tem propriedades depurativas desintoxicantes.                                                                                                                                                            A utilização dos alimentos para fins medicinais não é nenhuma novidade.
            O princípio já era preconizado por Hipócrates há cerca de 2.500 anos: “ Que o seu alimento seja o seu medicamento e que o seu medicamento seja o seu alimento”.
            De lá pra cá, a medicina evoluiu em muitos aspectos, porém acabou distanciando-se dos pilares básicos que regem a saúde humana, como os cuidados com a alimentação para uma vida saudável.
            Além de ser fonte de energia, os alimentos têm propriedades específicas que auxiliam na prevenção, no tratamento e também na cura de muitas doenças, entre os alimentos com importantes benefícios para a saúde está o inhame.

ORIGEM

     Originário do sudeste asiático, o inhame é cultivado desde a antigüidade. Foi trazido para o Brasil das ilhas de Cabo Verde e São Tomé ainda no período colonial.
     O nome científico - Colocasia esculenta (L.) Schott família - Araceae, exigência climática - ameno (20 a 25º), forma de propagação –rizoma.

 PROPRIEDADES

    Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de Betacaroteno, flavonas, lignanas, fitoestrógenos, Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, potássio e fibras solúveis.
     Além de vitaminas A, C e do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina).
    Os minerais são essenciais ao organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 estimula o apetite, é essencial ao crescimento e facilita a digestão. A vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
    
     Por ser uma rica fonte de nutrientes e pelo seu alto valor energético e dar uma consistência perfeita às papinhas dos bebês, o inhame é bastante disseminado como alimento imprescindível na dieta da primeira infância.
 Além disso, é reconhecido como um agente eficaz na   prevenção da malária, dengue e febre amarela.
             
    Diversas pesquisas e livros sobre o tema citam que durante a colonização da África muitas aldeias foram dizimadas pela malária quando os colonizadores brancos substituíram o cultivo do inhame por outros mais lucrativos, como a cana-de-açúcar, e os nativos foram obrigados a reduzir o consumo do tubérculo.
    Mas, além dessas propriedades, uma das principais características do inhame é o seu poder depurativo e desintoxicante. Na cultura popular, diz-se que o inhame “limpa o sangue”. O alimento, na verdade, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias através da pele, dos rins e do intestino.

INDICAÇÕES             

       O inhame é recomendado no tratamento de diversas doenças, como entre elas o reumatismo, artrite, ácido úrico, sinusite, hemorróida, viroses, micose, infertilidade, menopausa, fortalece sistema imunológico, inflamações, todas as infecções.
E na forma de cataplasma trata, (furúnculo, abcessos, cicatrização de feridas, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, reduz o inchaço e a dor de fraturas e queimaduras E foi durante muito tempo empregado no tratamento contra sífilis ).
    Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia, o sistema médico ayurvédico também indica o consumo desse alimento para restaurar as defesas orgânicas. O inhame que possui todas essas propriedades é o tubérculo pequeno, de casca marrom ou cinza, também conhecido como inhame japonês ou chinês. Existem outras espécies de inhame e também um     tubérculo chamado   cará que pode ser confundido com esse alimento.Apesar de serem comestíveis, esses tubérculos não detêm o mesmo poder curativo do inhame.